Com o início da creche muitos bebés ficam rapidamente doentes. Conhecemos até o termo “infetários”, os típicos locais cheios de microrganismos desejosos de infetar os nossos pequeninos.
Mas o bebé tem de ir para a creche, certo?
E ir para a creche continua e continuará a ser sinónimo de submeter o bebé a mais microrganismos. E, com isso, a mais bebés estarem frequentemente doentes.
Não há volta a dar!
Ainda por cima todos sabemos que há crianças imunologicamente mais frágeis do que outras.
Então vamos, enquanto pais, procurar criar hábitos saudáveis e preventivos da infeção?
As crianças são feitas de rotinas. Ouvem-me frequentemente dizer isso. Se os habituarmos a determinado hábito, rapidamente vão perceber que é o comportamento certo a tomar. E no que diz respeito à prevenção da doença, há medidas tão importantes:
- Higienizar as mãos mal cheguem a casa com o bebé;
- Remover sapatos (quando já utilizar calçado);
- (ponderar) Dar banho ao bebé quando chega a casa ou assim que possível;
- Higienizar o nariz, fazendo a lavagem nasal. É ela que vai permitir remover os microrganismos que estão desejosos de infetar os vossos bebés. Aproveito para vos falar, uma vez mais, no artigo Bronquiolite: como intervir para prevenir complicações? . Este é um artigo que vos mostra alguns sinais importantes de dificuldade respiratória e cuidados específicos no que diz respeito à lavagem nasal.
Desse lado, têm procurado ter estes cuidados com os mais pequenos?
Olá.
Gostei muito do texto e concordo com ele, mas na realidade como mãe e como futura mamã (porque felizmente estou novamente em fase de gravidez) preocupo-me muito com a saúde dos meus filhos na creche e na escola.
Acho que deveria existir mais controlo das autoridades.
Concordo tanto Mónica! Esperamos que algo mude. Temos de fazer por isso. Eu já estou a lutar por meio da certificação e da formação 🙂
Esperamos encontrar-vos em breve! Um beijinho grande e tudo de bom para a sua familia