Os dias estão demasiado quentes e o calor é a grande realidade do momento, com muito desconforto nos nossos bebés. Bebés, crianças, grávidas e idosos são quem mais sofre nesta fase! E para falar de bebés estamos cá nós😛
Como aliviar o desconforto que o calor provoca no bebé?
Antes de mais, é muito importante explicar-vos que o calor causa, nos nossos pequenos, uma irritabilidade característica. Além disso, rosácea, sudorese (transpiração) e até algumas manchas vermelhas pelo corpo começam a surgir (as famosas borbulhinhas do calor, habitualmente inofensivas mas que também podem dar prurido/comichão e desconforto).
Nesta fase temos bebés mais irritados, que pedem mais maminha ou água (ou as duas coisas), que se mostram irrequietos e até com um sono mais agitado. O calor chega a ser um grande inimigo do bebé.
Não se esqueçam que verificamos se o bebé tem calor na sua nuca, no peito ou nas costas (sem roupa): se transpira, o bebé tem calor!
Então hoje deixamos algumas sugestões para ajudarmos esses pequeninos a ultrapassar este grande desconforto:
Roupa (ou a ausência dela)
Não devemos ter medo de tirar a roupa ao nosso bebé. Se está calor ou uma temperatura superior a 25ºC o bebé está perfeitamente bem de fralda.
Ambiente fresco
Um ambiente abafado, por mais fresquinho que o bebé esteja, vai sempre causar desconforto pela ação do calor. Por isso, o ambiente deve ser fresco, sem correntes de ar, mas fresco.
Ao usarem ar condicionado ou ventoinhas, não esqueçam que as vias respiratórias ficam mais secas. Por isso, a lavagem nasal é ainda mais importante! Relembrem a importância da lavagem nasal e algumas dicas úteis neste artigo do blog SOSMAMÃ.
Hidratação
A hidratação é fundamental! Um bebé desidratado corre verdadeiramente risco de vida!
Já falámos muito de hidratação por aqui, mas relembremos que bebés a leite materno ou a leite artificial não precisam que lhes ofereçamos água. Nestes casos, a água do leite materno ou da preparação do leite artificial é suficiente para os hidratar.
Agora, o que pode acontecer nestas alturas é o bebé pedir mais maminha ou mais leitinho. É natural que o faça quando tem mais calor!
Contudo, nos bebés que já iniciaram a diversificação alimentar, a oferta de água é fundamental! Acima de tudo, devemos hidratar o bebé várias vezes ao dia. Não se foquem unicamente nos momentos das refeições. Nestes dias quentes então, a oferta de água deve ser uma realidade constante.
Alimentos frescos
Nestes dias de maior calor, atenção às sopas e alimentos quentes. Podemos dar sopa, claro, mas não abusemos na temperatura. Optem por fruta fresca, geladinhos de leite materno ou de fruta e, claro, o apoio da água.
Banhos e soluções refrescantes
Em dias em que a temperatura ascende os 32-35ºC e o tempo está mais abafado não nos podemos esquecer disto. Os banhos e soluções refrescantes podem ser a salvação para o desconforto do bebé!
Como soluções refrescantes, temos o exemplo a água termal da uriage😛
Desse lado, como têm sido estes dias? Vão adotar algumas destas estratégias?
Olá gostei muito do artigo! Só gostava de confirmar se a água termal e que tem na imagem é a que actualmente é comercializada ? uma vez que no site da uriage não aparece essa imagem, obrigada
Não lhe sei dizer Célia, importa que seja água termal 🙂
Olá Célia é a única que aparece da Uriage para bebé não é igual a imagem mas é a única, se procurar como água termal para bebé da Uriage aparece logo, veja no site kantokusta e vê onde é o preço mais baixo.