Vacinação: que cuidados com o bebé?

Vacinação: que cuidados com o bebé?

Jun 4, 2022

A vacinação é um procedimento muito importante mas doloroso para os nossos bebés. Não podia deixar de vir aqui trazer-vos os cuidados que devemos ter para minimizar a dor do bebé durante a vacinação.

Sim, hoje foi dia da vacinação dos 2 meses da pequena Leonor. Um dia que se deve mostrar difícil (para ela, claro!) daqui em diante. E, por isso, queremos dar-lhe o maior conforto.

As minhas 5 dias especiais

Manter ambiente do bebé

É a primeira dica que trago porque considero ser imprescindível começar por aqui: não vamos vacinar o bebé e seguir para o shopping ou para a casa da avó almoçar! Não faz sentido alterarmos o ambiente habitual do bebé, aquele que lhe transmite segurança e conforto. Não é que a casa da avó não transmita segurança e conforto, mas não é o seu ambiente habitual.

O mesmo se estende às visitas: dias de vacinação não são dias para receber visitas! Concordam?

Então optámos por planear este dia todo pela nossa casinha (mãe e filha e, mais logo juntam-se o mano e o pai, como habitual). É meio caminho andado para a Leonor se sentir mais tranquila.

Vestir roupa confortável

Esqueçamos os folhinhos e os lacinhos nestes dias difíceis 😍 Optemos por roupa prática e confortável, porque tudo o que toque na zona da injeção pode aumentar o desconforto do bebé.

Assim foi: Leonor com camisolinha e calcinha de algodão, pronta para a injeção e uma tarde de ronha e muito colinho da mamã.

Dar analgésico antes da vacinação

Esta prática é, a meu ver, muito eficaz! Ainda são muitos os profissionais de saúde que não defendem esta prática (não deixando de se basear em evidência que defende a não administração de analgesia). Contudo, a meu ver e de acordo com a experiência pessoal e profissional que vou tendo, a administração de analgesia antes de procedimentos invasivos e dolorosos, ajuda a minimizar o seu desconforto durante e após o procedimento.

A OMS não defende esta prática, deixo-vos claro esse aspeto! Referem, pois que, se a criança durante ou após o procedimento se mantiver muito desconfortável, sem responder às medidas não farmacológicas, então pode dar-se analgésico.

Mas depois vai demorar a fazer o seu efeito certo? 😒

A meu ver, numa abordagem crítica e como mãe, defendo esta prática e faço-o com os meus filhos. Enfatizo sempre o que diz a evidência junto dos doentes que cuido (e dos seus cuidadores).

Como mãe faço-o. Não sou apologista em dar analgesia só porque sim aos nossos filhos, mas sou apologista da minimização do desconforto e a dor em bebés é uma realidade e merece ser valorizada!

Por aqui demos ben-u-ron 45 minutos antes da hora marcada com a enfermeira. Privilegiamos sempre a forma oral, como já antes vos expliquei no artigo “analgésicos e antipiréticos em pediatria.

Amamentar durante a vacinação

Quem amamenta PODE e DEVE amamentar durante a vacinação. A amamentação mostra-se uma mais-valia enorme na minimização da dor do bebé durante procedimentos invasivos e dolorosos.

Sabiam que a amamentação deve ser iniciada antes a administração da vacina e prolongada após a última injeção, de forma a ajudar no controlo da dor? Além disso, quando o profissional de saúde vai dar as vacinas, recomenda-se que o faça da menos para a mais dolorosa.

Foi assim mesmo que fizemos, depois de eu pedir à enfermeira do nosso centro de saúde se podia amamentar a Leonor durante a vacinação. Claro, respondeu. E assim foi. Começámos a amamentação cerca de 5 minutos antes da primeira injeção e prolongámos por cerca de mais 5 minutos após a última. 3 vacinas, muito desconforto e choro à mistura, mas o conforto da maminha da mamã. E nada paga isso🥰

GANHEI O DIA com esta atitude da enfermeira e com o procedimento em si. Que bom é ver os meus colegas a serem empáticos, preocupados e disponíveis para bebés e famílias!

Deixo-vos neste link o documento da OMS que defende a amamentação durante o procedimento de vacinação e neste link mais um conjunto de técnicas não farmacológicas de alívio da dor durante e após a vacinação.

Babywearing, sempre

Colinho, colinho e mais colinho sim? Todos os dias, mas neste em especial 🥰 Claro que, se notarem que o posicionamento das perninhas do bebé na posição tradicional lhe causa desconforto, optem por posições alternativas, conforme mostro em baixo (quem tem sling):

Imagem @pulguinhas

E por aí, como tem sido este momento com os mais pequeninos? Que cuidados têm privilegiado nestes dias?

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

× Podemos ajudar?