Inscrições abertas II jornadas do bebé e da criança – prevenção em idade pediátrica
Faltam X dias, X horas, X minutos, X segundos
A mãe vai-se ausentar! Como organizar o dia do bebé?

A mãe vai-se ausentar! Como organizar o dia do bebé?

Fev 4, 2022

Vai chegar o dia em que a mãe precisa de se ausentar por mais horas e a organização aqui toma especial importância. Esse dia chega para todos os bebés e, claro, para todas as mães. E todas as mães sabem, à partida, quando vai ser (a não ser que seja inesperado, claro).

Foi o primeiro dia em que me ausentei da minha bebé por mais de 6h. Já sabia que este dia ia chegar, ainda antes dela nascer. Afinal de contas as formações SOSMAMÃ estão organizadas há meses! E, sendo a cara do projeto, mesmo quando não sou eu a fazer a formação, gosto sempre de estar presente para vos conhecer e privar convosco um bocadinho. E que bom é!🥰

E digo-vos que começou a ser motivo de ansiedade cedo. Não tinha noção que me custaria tanto ter de me ausentar por mais de 2h, deixando a minha bebé em casa, sem a minha maminha! Na verdade, depois desta primeira experiência, senti-me bem mais tranquila e, por isso, quero deixar-vos a minha experiência pessoal, aliada a recomendações científicas específicas.

Como organizar o dia em que nos ausentamos do bebé?

Foi fundamental preparar este dia com antecedência. Se sabia que ia estar ausente mais de 2h no dia 23 de Janeiro, sabia que a minha bebé precisaria de beber do meu leitinho. E alguém teria de lhe dar!

Ao contrário da altura do João Maria, o pai não estava, desta vez, totalmente disponível. Afinal de contas temos um mano com 21 meses de diferença de idade e que precisa das atenções do pai, podendo interferir negativamente neste momento pai-bebé Leonor.

Então foi preciso decidir quem viria ajudar-nos nesta tarefa especial…

Quem vai ficar com o bebé? A pessoa que vai ficar com o bebé consegue dar-lhe leite?

Para ficar com a nossa bebé pensámos, de imediato, na minha sogra. Pelo menos para apoiar o pai com as duas crianças em casa 😂. É uma das pessoas que tem sido mais presente na nossa vida desde o nascimento dos nossos filhos. Preocupada e interessada em aprender, respeitadora dos nossos valores e ideias, tranquila com a nossa bebé. Era o que precisávamos agora! Então assim foi, pedi-lhe que viesse até nossa casa, num dia possível para si, para eu sair enquanto ela experimentava dar leitinho à Leonor.

Dessa forma, cerca de 10 dias antes iniciámos as tentativas, não fosse a Leonor não aceitar bem beber o meu leitinho sem ser na maminha 😛

Quando começar a extrair leite?

A extração de leite não tem um momento específico para iniciarmos. Vai depender do momento em que vamos precisar desse leitinho. Costumamos aconselhar a não iniciar extração antes de estar bem estabelecida a amamentação e, portanto, evitar esta preocupação no 1º mês de vida do bebé. Até porque são dias (e semanas) intensas de habituação à nova vida.

A partir daí e mediante a necessidade, podemos extrair tranquilamente, sem uma obrigação específica.

Claro que, aquela mãe que vai regressar ao trabalho aos 4 meses de vida do seu bebé, aconselhamos a iniciar extração tranquilamente por volta de 2 meses antes.

Que quantidade de leite materno deixar ao bebé?

Bela pergunta! Já perceberam que a maminha não tem graduação não é? 😛 Ora então não sabemos precisar quanto o bebé bebe; a única coisa que nos deve preocupar é que fica satisfeito e está a crescer. Quanto maior for a tranquilidade neste campo, maior o sucesso da amamentação!

Mas, se o bebé vai ficar com alguém, claramente precisará de uma quantidade de leite! CLARO. Então vamos extrair leite num dia específico, na primeira mamada da manhã ou em período noturno e vamos ver quanto conseguimos extrair.

Não se esqueçam que: quanto mais estão preocupadas em olhar para a quantidade que está a ser extraída, menos leite vai sair! É que a ansiedade prejudica a extração de leite, porque a ocitocina (hormona do amor) precisa de estar bem ativa. Então, para promovermos a atuação ideal da ocitocina, vamos tapar a embalagem para onde está a sair o leite extraído (para não vermos quanto sai) e vamos, nesse momento da extração, ver algo que nos dá prazer. Ver um filme ou uma série que gostamos muito, encostar ao parceiro no sofá, ver fotografias ou vídeos do bebé, são excelentes opções 😍

Depois disso, a quantidade que extraírem (deixando a vossa maminha mole) é, mais ou menos, a quantidade de leite que o vosso bebé tem bebido. E pode ser a quantidade a deixar para alguém dar ao bebé na vossa ausência. Se ficam preocupadas, então nada como fazer duas extrações diferentes (em dois dias diferentes, por exemplo) e deixar 2 embalagens de leite para o caso do bebé precisar de mais.

DESCOMPLIQUEM!

Qual o melhor meio para dar leite materno ao bebé, na ausência da mãe?

Selecionámos o copo, como meio de dar leite à Leonor na minha ausência.

Leonor a beber leitinho da mamã pelo copo

A confusão de bicos é o termo utilizado para explicar a dificuldade que alguns bebés e crianças têm de continuar o aleitamento materno após terem experimentado algum bico artificial. É uma das grandes causas de desmame precoce, antes dos 6 meses de idade mas também após esta idade.

Não sou extremista em nada e considero que existem momentos específicos em que a chucha pode ser um aliado importante de mães, pais, avós, amas e educadores. Mas gosto de enfatizar que também ela pode prejudicar (e prejudica) o sucesso da amamentação e causar desmame precoce.

Ainda assim e mesmo utilizando chucha em pequenos momentos da semana, procurei não introduzir mais uma tetina artificial na Leonor, com receio do desmame e por gostar tanto de amamentar. Esse foi o grande motivo para ter selecionado o copo ao invés do biberão.

Outras estratégias podem ser benéficas e evitar o desmame precoce: a colher doseadora ou a seringa são também excelentes exemplos disso. E completamente seguros! Basta que saibamos a posição a dar ao bebé e técnicas de desengasgamento, como devemos todos saber, independentemente do meio por onde alimentamos o bebé.

A pessoa que vai ficar com o bebé sabe desengasgar, em caso de necessidade?

Claro que isso é imprescindível! E se falam comigo sabem que sou sempre apologista da segurança e que acredito muito que NÃO ACONTECE SÓ NA CASA DOS OUTROS!

Então, se ainda não sabem desengasgar, todos os que contactam com bebés devem saber. Podem encontrar a técnica correta aqui no blog SOSMAMÃ no separador “SOSMAMÃ na TV” e, idealmente, fazer o nosso workshop “desengasgamento em bebés: segurança na oferta alimentar” com 15 vagas mensais. São 2h de muita informação e partilha, com a certeza que saem a saber prevenir e atuar perante um bebé com obstrução da via aérea.

Como conseguirão adormecer o bebé sem a minha maminha?

E esta é a pergunta que tantas mães fazem a si mesmas e que lhes gera muita ansiedade: o sono do bebé! Como vai o bebé adormecer se está habituado a adormecer na maminha?

Garantidamente que o bebé, na ausência da mãe, dorme e fica tranquilo, arranjando outras estratégias para adormecer. Colinho e embalo são as opções mais simples e práticas para outro cuidador praticar na ausência da mãe.

REFORÇO QUE a preparação do dia em que se vão ausentar é fundamental! Pedirem à pessoa que vai ficar com o bebé que iniciem esta preparação com antecedência e em dias específicos (em que vocês mães se ausentam) é fundamental! Combinem horas específicas, deixem o bebé a dormir e saiam para fazer uma caminhada, beber um café ou ir ao supermercado. Mantenham-se próximas mas fora de casa, para que, quando o bebé acordar e tiver fome, aquela pessoa em quem vocês confiam, o alimente e fique com ele tranquilamente.

LEMBREM-SE: ESTE DIA VAI CHEGAR! Este dia é necessário, para vocês, para o vosso bebé e para a vossa família. E vai correr melhor do que vocês pensam 🥰

Deixo-vos este vídeo encantador, que mostra como correu tão bem o primeiro dia em que a Leonor ficou sem a mamã por 7h, precisando de fazer duas mamadas pelo copo. E o papá e o mano conseguiram dar uma vez leitinho 😜

Como podem imaginar, bastou-me ver este vídeo e contemplar a minha bebé tranquila quando cheguei a casa, para me mentalizar que sim, ela fica bem! Sim, ela precisa de saber estar com outras pessoas. Sim, pode alguma coisa acontecer à mãe e ela precisar de estar sem mim…

Um beijinho nos vossos corações apertadinhos😘

Tag:

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

× Podemos ajudar?