Banho do bebé: cuidados a ter

Banho do bebé: cuidados a ter

Jan 20, 2022

Quando pensamos no banho do bebé lembramo-nos de tudo e mais alguma coisa, mas tendemos a esquecer-nos de certos cuidados. O que será assim tão importante quando falamos de banho do bebé?

Na realidade, banho é bem mais do que lavar o bebé ou tirar-lhe a sujidade (como prefiram):

Banho é sinónimo de lembrança! Eu diria que banho é sinónimo de amor, também! É verdade. Já pensaram que o bebé esteve 9 meses na barriguinha da mamã, submerso em líquido quentinho? E era tão bom!…

Sensações intra-uterinas

É natural, portanto, que a água quente o faça relembrar sensações intra-uterinas e o relaxe, o acalme. Faz-vos sentido?

Alívio da dor

Água quente é, igualmente, sinónimo de vasodilatação. Os vasos do nosso corpo, sob a ação do calor tendem a dilatar. Logo, a água quente do banho permite, também, a diminuição da dor / desconforto do bebé.

Vinculação cuidador-bebé

Depois vem esta parte maravilhosa: cuidador e bebé podem brincar e comunicar muito neste momento delicioso. O banho é o momento perfeito para cuidador e bebé se aproximarem ainda mais.

Mas há cuidados muito importantes a ter em conta quando vamos dar banho ao bebé:

O espaço onde vai ser o banho

Onde vão dar banho? No wc, no quarto do bebé, no vosso quarto? É algo a pensar de forma a aquecerem, ligeiramente, o espaço. Quem diz ligeiramente, diz aos 24-25ºC, uma temperatura confortável para o bebé. Evitem, de igual forma, diferenças de temperatura. Se dão banho num espaço, vistam o bebé também nesse espaço.

A preparação do material

Não vos vou dar novidade nenhuma ao dizer que o material deve estar pronto antes de despirem o bebé pois não? De facto, considerando que o bebé tende a perder mais depressa calor, convém que não o deixemos muito tempo sem roupa.

Preparemos, portanto, tudo o que vai ser necessário:

  • Bodie interior;
  • Calças interiores (dependendo da altura do ano);
  • Meias;
  • Roupa exterior;
  • Eventual manta (dependendo da altura do ano)
  • Fralda;
  • Toalha de banho.

Os produtos de higiene

Claro que todas as famílias procuram o melhor produto para dar banho ao bebé. Pensamos, de imediato, em produtos dermatologicamente testados. Pedimos opinião aos nossos amigos que têm filhos, sondamos as melhores promoções, mas há aspetos que tendem a ficar esquecidos:

  • Produtos dermatologicamente testados não significa que não façam reação no bebé, já que bebés mais pequenos têm um pH da pele tendencialmente neutro. Isso aumenta a probabilidade de reação a qualquer produto utilizado na pele. Desta forma, nunca aconselho que comprem tamanhos industriais de produtos de higiene. Adquiram produtos em miniatura para experimentarem e depois, sim, podem comprar tamanhos maiores;
  • O bebé não fazer reação ao gel de banho, não significa que não faça ao creme de corpo! Portanto, utilizam hoje gel de banho e daqui a 2-3 dias podem experimentar o creme de corpo da mesma gama. Não se esqueçam que devem fazer o mesmo intervalo sempre que desejam experimentar uma gama nova no vosso bebé. É que se a pele do bebé reagir, rapidamente vão perceber que foi do novo produto utilizado.

Este artigo (link) é maravilhoso e explica bem os cuidados a ter com os produtos de higiene que selecionamos para os mais pequenos

Não esfregar

Sabiam que esfregar a pele do bebé promove maior perda de temperatura e até maior perda da água transepidérmica?

A temperatura da água

Já leram, com toda a certeza, nalgum sítio que a temperatura da água do banho do bebé deve ser entre os 34-36ºC. Era essa a temperatura do líquido amniótico, o que ajuda ainda mais o bebé no momento do banho a sentir relaxamento e conforto.

Mas atenção que o vosso bebé pode preferir uma temperatura um pouco mais baixa ou mais alta. Não se esqueçam que cada bebé é um bebé!

IMPORTANTÍSSIMO:

  • Verificar sempre a temperatura da água do banho com o punho do adulto: se estiver quente imediatamente sentimos e nunca colocamos o bebé em risco de queimadura;
  • Temperaturas demasiado elevadas promovem a secura da pele e, portanto, evitar ter o bebé muito tempo dentro de água muito quente.

O tempo do banho

Também já vos disseram que os bebés perdem mais depressa calor? Então nada de banhos de 20 minutos, por mais que esteja a ser um momento maravilhoso e relaxante! Tentem não ultrapassar os 5 minutos (acreditem que 5 minutos é muito tempo) para evitar que o bebé tenha mais frio e a pele seque tanto.

Creme hidratante só se necessário

É uma opção vossa claro, mas se desejarem poupar, podem e devem fazê-lo: as recomendações são creme hidratante se necessário. Ou seja, se a pele mostrar sinais de secura. E na realidade, urge racionalizar o ambiente… E a nossa carteira!

Ideal: 2x na semana

São as recomendações dos autores, mas não invalida que cada mãe ou pai decida da melhor forma para o seu ebbé. Há bebés que precisam do momento do banho para se acalmarem, para relaxarem diariamente. Desde que evitemos esfregar o bebé e tê-lo demasiado tempo dentro de água, porque não dar banho diariamente?

E agora quero saber tudo, como têm sido as banhocas aí por casa?

Tag:

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

× Podemos ajudar?