O que não pode faltar na mala do bebé quando saímos de casa? 10 ítens a não esquecer

O que não pode faltar na mala do bebé quando saímos de casa? 10 ítens a não esquecer

Jun 5, 2021

Sair de casa com um bebé, para muitos casais é sinónimo de uma dor de cabeça. A maioria diz, realmente, que leva a casa às costas. Neste artigo explico-vos que, para sairem de casa para um dia fora, é possível selecionar unicamente 10 ítens básicos a dividir pelo saco térmico e pela mala do bebé e com eles ficar provido do necessário para 8h fora. Vamos à casa dos tios, dos padrinhos, de uns amigos ou dos avós? Ou até vamos ao jardim zoológico, ao oceanário ou a uma zona diferente do país? Nunca esquecer algo essencial: resguardem-se e resguardem as crianças nas horas de maior calor (sobretudo na primavera e verão). Para não nos esquecermos de nada, resolvi dividir os 10 ítens tendo em conta as NECESSIDADES DO BEBÉ. Se nos lembrarmos de todas as suas necessidades, não deixamos nada esquecido em casa :)

ALIMENTAÇÃO

1. Refeições

Quando ainda não tinha 12 meses e não comia exatamente a nossa comida, habitualmente levavamos as refeições do João Maria em saco térmico com couvete de gelo que, sobretudo neste tempo quente, evita que os alimentos se estraguem. Agora, continuo a gostar de levar a sua sopinha (dependendo o sítio onde vamos) e 2 lanches para durante o dia.  Se sei que vamos a um sítio onde não haverá nada adequado ao João Maria comer, levo-lhe também o segundo prato (optando por alimentos menos arriscados de se estragarem: arroz com hamburguer e tomate ou massa com peixinho e legumes).
  • Bebés que ainda não iniciaram diversificação alimentar e estão a leite materno, só temos de garantir que a mãe não se esquece da mamoca em casa :)
  • Bebés que ainda não iniciaram a diversificação alimentar e estão sob leite artificial os papás terão de levar:
    • 1 BIBERÃO;
    • LEITE ARTIFICIAL para, pelo menos, 3 vezes (existem caixas unidose apropriadas ao transporte de leite artificial em segurança);
    • 1 TERMO COM ÁGUA FERVIDA ou ÁGUA ENGARRAFADA (também depende do sítio onde vão, se forem a casa de alguém que rapidamente vos ferve água, não precisam de levar termo nem água engarrafada);
  • Bebés que já iniciaram a diversificação alimentar, os papás não se podem esquecer de:
    • 2 LANCHES (exemplos práticos): 1 iogurte e 2 bolachas (caseiras e sem açúcar refinado, de preferência); Unidose de papa caseira (super práticas as papas de quinoa com abacate e banana ou as papas de aveia com manga, por exemplo);
    • ALMOÇO: 1 sopa e fruta (nestas ocasiões podemos levar, excecionalmente, um boião de fruta industrial, apesar de, mesmo para fora, eu levar a fruta fresca para o João Maria, devidamente acondicionada com couvete de gelo). Agora que é mais crescido então, levo sempre 2 maçãs ou 2 pêras ou manga/papaia/abacaxi já cortado em tupperware);
    • 1 BABETE.

HIDRATAÇÃO

2. Água

APENAS EM BEBÉS QUE JÁ INICIARAM A DIVERSIFICAÇÃO ALIMENTAR, ou que têm indicação médica para a ingestão de água antes do início da introdução alimentar:
  • BIBERÃO DE ÁGUA ou COPO DE APRENDIZAGEM (não esqueçam que a partir dos 12m não se recomendam biberões).

HIGIENE ORAL

3. Escova e pasta de dentes

Claro que não falta na nossa mala de sair à rua a escova de sedas macias e a pasta de dentes com 1000ppm (adequada a bebés a partir do nascimento do 1º dente) :) Mas também porque o João Maria tem sido habituado a esta prática após o pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar. Contudo, a ordem dos médicos dentistas ressalva que são indicadas, pelo menos 2 lavagens/dia (após pequeno-almoço e antes do deitar), podendo a escova e pasta de dentes ficar em casa nos dias em que vamos sair e voltamos ao final do dia.

Consultar artigo «O nascimento dos primeiros dentes: e agora?»

SONO

4. Boneco de dormir e chucha

Juntei os dois ítens porque, no nosso caso, um leva ao outro :) O João Maria, como já vos expliquei, só dorme com os dois juntos. Não podem mesmo faltar na mala de sair.

VESTUÁRIO

5. Muda de roupa

E aqui junto sempre, independentemente da altura do ano 1 muda de roupa completa (adaptada ao estadio de cada criança, claro): para o João Maria, agora com 20 meses, 1 CASACO, 1 CALÇÕES ou CALÇAS e 1 T-SHIRT ou CAMISOLA manga comprida.

MUDA DA FRALDA

6. Fraldas

7. Toalhitas

Habitualmente junto 6 fraldas e 1 pacote de toalhitas, o mais prático para sairmos de casa. Em casa, como já vos tinha dito noutros artigos, o ideal são sempre compressas reutilizáveis para a limpeza perineal do bebé. Mas para sairmos, o mais prático é levar toalhitas e, não é por 1 dia limpar com toalhitas que vai haver problema. Como já vos referi, não sou de extremos :) Claro que depende do estado do períneo do bebé; se está com irritação, vermelhidão ou aparente irritação local, o cuidado a ter é, mesmo saindo de casa, levar as compressas e umas unidoses de soro para limpar o bebé aquando da muda da fralda.

CUIDADOS COM A PELE

8. Protetor solar mineral fator 50+

Não pode falhar o protetor solar MINERAL FATOR 50+, seja Verão ou Inverno. Ou seja, todo o ano devemos colocar protetor solar na pele do nosso bebé (e nós também devemos utilizar todo o ano, como sabem) :) O protetor solar do João Maria é Protetor Solar Mineral fator 50 apropriado para bebés. Existem muitas marcas no mercado, inclusivé algumas são adequadas a pele atópica. Confiram, em qualquer farmácia, o mais adequado ao vosso bebé.

BRINCAR

9. 1 Brinquedo

Habitualmente o João Maria tem 2 ou 3 brinquedos dentro do carro, junto ao ovo. Coloco outro dentro da mala de sair e é o suficiente para se entreter quando estamos fora.

PRIMEIROS SOCORROS

10. Mini-mala de primeiros socorros

Eu sei que muitos de vós pediram este ponto em especial :) Vamos lá perceber o que pode fazer falta numa saída com o bebé:
  • Termómetro;
  • Paracetamol (ben-u-ron) em supositório (ideal para sair de casa): se bebé até aos 12m, 125mg; após 12m ou após 10kg, 250mg;
  • Saco de gelo artificial;
  • Compressas esterilizadas 10x10cm (1 pacote);
  • Compressas não esterilizadas (pequeno montinho);
  • 1 unidose de soro fisiológico;
  • 2 pensos rápidos.
Não esperamos que uma queda aconteça, ou uma pequena ferida ou mesmo um pico febril. Mas a verdade é que pode acontecer! Estarmos providos de uma pequena bolsinha onde levemos o essencial, só nos dá também tranquilidade.

Consultar artigo «O que não pdoe faltar na mala de primeiros socorros do bebé?»

Faz download gratuito do folheto «mala de primeiros socorros do bebé»

E vocês, como costumam organizar as saídas com o vosso bebé?

6 Comments

  1. Ana Raquel Fardilha

    Uma ideia para as papas são as de iogurte com aveia, são rápidas de preparar! A minha receita (super complexa e quase de chef :laughing:):
    – 1 iogurte (natural de leite gordo biológico, é o que há cá em casa)
    – 1 colher de sopa de aveia (farinha, flocos finos ou grossos, o que tiver)
    – fruta ralada ou aos bocadinhos

    Misturar tudo num tupperware, tapar e guardar na lancheira :blush: Durante a viagem a aveia hidrata e amolece e ficamos com uma ótima papinha!

    Outra coisa que faço muitas vezes e que comecei a fazer quando o meu filhote começou a comer papas, para não ser sempre a mesma coisa, são mini panquecas. Agora que ele tem quase 2 anos já elaboro um bocadinho mais, mas no início fazia com os ingredientes que usava para a papinha. Foi uma forma de BLW acho eu :grinning:

    Beijinhos Andreia!!

    Reply
    • Enf Andreia

      Raquel que receita otima! Experimentei hoje para te poder dizer se realmente vale a pena e quer eu quer o João Maria adorámos :) Lanche dos 2 :) Obrigada pela dica e pelo comentário!! Beijinhooo

      Reply
      • Nina Simplicio

        Olá onde posso encontrar o saco de gelo artificial? Obrigado

        Reply
  2. Claudia Amaral

    Muito bem, objetivo e o essencial! :heart_eyes::ok_hand:❤

    Reply
  3. Tânia

    super explícito, com conselhos uteis para uma saída de casa bem organizada! :blush: obrigada uma vez mais! ❤ por aqui ainda não saímos vez nenhuna desde que iniciámos a diversificação alimentar, mas quando acontecer vou ter este artigo em conta! :blush:

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

× Podemos ajudar?