Extração e acondicionamento de leite materno – 5 cuidados essenciais

Extração e acondicionamento de leite materno – 5 cuidados essenciais

Abr 8, 2021

 

Antes do João Maria nascer, já eu tinha uma grande amiga à porta a trazer-me tudo o que me poderia fazer falta após o nascimento do bebé. Desde aquecedor de biberões, esterilizador de microondas, bomba extratora… Foi uma ajuda preciosa! :)

Ainda assim, não aconselho as grávidas (nem os grávidos😆) a adquirirem bomba extratora sem primeiro terem a certeza se precisarão ou não, dado que o investimento é elevado. As farmácias e algumas parafarmácias disponibilizam o aluguer de bomba extratora. Contudo, em caso de ser imprescindível a compra (por precisarem de extrair várias vezes e por um período prolongado de tempo), não posso deixar de vos recomendar uma bomba que está ultimamente muito bem posicionada em termos de relação qualidade-preço (bomba Medela à venda n´@atuafarmacia – link na imagem e código SOSMAMÃ para 10% desconto adicional):

Medela Bomba Extratora de Leite Elétrica Swing Flex

 

Comecei a utilizar a bomba verdadeiramente após os 3 meses do João Maria, para armazenar o leite no congelador. Isto já pensando no regresso ao trabalho e nas necessidades do bebé para essa altura. Ainda bem que o fiz, porque aos 7 meses do João Maria ainda tinha sacos de leite materno no congelador e utilizei também na confeção de papas 🤗.

Por ser um ALIMENTO VIVO, o leite materno altera-se em determinadas condições e mediante fatores que devem ser tidos em consideração. Para garantir a máxima segurança do leite materno que oferecem ao bebé, trago-vos 5 CUIDADOS ESSENCIAIS:

HIGIENE

– A mãe deve tomar banho diariamente;

– A mãe deve lavar as mãos sempre antes da extração de leite materno;

– Quem manipula o leite materno, do recipiente de armazenamento para o biberão a oferecer ao bebé, deve lavar as mãos antes do procedimento.

MANIPULAÇÃO E CONSERVAÇÃO

Esterilizar o biberão onde é oferecido o leite materno ao bebé, SEMPRE após cada utilização;

– Armazenamento de leite materno no FRIGORÍFICO na prateleira superior atrás e nunca na porta (se temperatura < 4ºC idealmente 72h; se temperatura > 4ºC idealmente 24h);

– Armazenamento de leite materno no CONGELADOR: em combinado prazo máximo 3-6 meses / em arca congeladora individualizada prazo máximo 6-12 meses.

RECIPIENTE UTILIZADO

Para armazenamento no FRIGORÍFICO ou em CONGELADOR podem utilizar-se, recipientes em plástico (sem Bisfenol-A) ou vidro apropriados ao efeito (para o João Maria optámos pelos recipientes da Philips Avent e também os da Medela, disponíveis n’atuafarmacia – link nas imagens):

Philips Avent Conjunto de Copos 180 mL 5 copos + 5 tampas

Medela Frascos para Leite Materno 2x250 mL

Outra opção viável e sempre possível são os sacos de armazenamento Medela (à venda n´atuafarmacia – link na imagem):

Medela Saco Conservação Leite Materno 50 unidades

Identificar cada recipiente com data e hora da extração. Se o bebé for para a creche ou ama, colocar também nome.

AQUECIMENTO DO LEITE

NÃO deve ser utilizado MICROONDAS ou BANHO MARIA no descongelamento de leite materno;

– O leite materno deve ser DESCONGELADO no frigorífico e oferecido ao bebé num prazo máximo de 24h;

Depois de DESCONGELADO, se colocado à temperatura ambiente, o leite materno deve ser oferecido ao bebé no máximo 1h a 2h após o descongelamento;

Em caso de ser necessário aquecer o leite materno ou descongelar à pressa, fazê-lo com água corrente fria/morna ou em aquecedor próprio de biberões (recomendo vivamente o aquecedor Nuvita à venda nas lojas Totikidslink na imagem / formandos SOSMAMÃ têm 20% desconto nas lojas Totikids):

Não voltar a congelar leite materno descongelado.

BOMBA EXTRATORA

– Ler o manual de utilização da bomba extratora ANTES da primeira utilização;

Esterilizar as peças da bomba extratora que estão em contacto com a mama e podem ser esterilizadas, SEMPRE após cada utilização (utilizámos o esterilizador de microondas Tomme Tippee à venda nas lojas Totikidslink na imagem):

 

Baseado nas orientações da Direção Geral da Saúde (consultar documento) bem como:

 

 

ENGLASH, Anne; SIMON, Liliana. Human Milk Storage Information for Home Use for Full-Term Infants, Revised 2017. Breastfeeding medicine. Vol. 12, n.7. 390-395, 2017
HOFFMANN, Sofia Beatris; BITELLO, Adriana R.. Revisão sistemática sobre implicações do uso de embalagens com bisfenol A – BPA para a saúde humana. Caderno Pedagógico. Vol.14, n.3. 75-85, 2016
ROCHA, Janete; MENDES, António Pedro. Materiais em contacto com os alimentos – plástico na alimentação: uma ameaça?. Acta Portuguesa de Nutrição. Vol.17. 28-33, 2019
https://www.sns24.gov.pt/tema/saude-da-mulher/amamentacao/#sec-1
 

 

Como tem sido por aí a extração e conservação de leite materno? Têm tido todos estes cuidados?

9 Comments

  1. Rita Eleutério

    Boa noite. Quando extraio leite com a bomba fico sempre na duvida que quantidade oferecer ao bebé? Neste caso recem nascido com 3 semanas… Qual a quantidade a oferecer de leite materno extraído por idade? Muito obrigada pela ajuda. E parabéns pelo blog e pelo seu trabalho :blush:

    Reply
    • Enf Andreia

      Olá Rita! Mas dá maminha? Porque extrai para dar ao bebé? Desculpe as questões mas ajudam-me a avaliar a situação..

      Reply
      • Rita Eleutério

        Dou maminha sim. Mas às vezes posso ter que me ausentar de casa por um período curto e era para deixar um biberão com o pai… Obrigada.

        Reply
        • Rita Eleutério

          Ou então durante uma noite mais complicada… Seria só para usar em situações muito pontuais… Mas ainda assim, fico na dúvida de que quantidade se adequa a idade… Porque normalmente leite materno é livre demanda… Muito obrigada mais uma vez.

          Reply
          • Enf Andreia

            Claro Rita, entendo a sua questão. Faz sentido tirar esporadicamente mesmo para esse fim. A dose vê-se pelo peso de cada bebé, contudo nesse estadio se não der maminha e der o leite em biberão, à volta de 30 a 60ml. Mais do que isso já será excessivo. Um beijinho

  2. Maria

    Escrevo este comentário enquanto extraio o leite:stuck_out_tongue:
    O Tomás tem 5 semanas, e ao final do dia tem crises de desatino, notei que eu nessa hora tenho menos leite e que ele fica chateado porque quer mamar muito, então chora e não se acalma. Vou experimentar extrair , oferecer a mama e se continuar a chorar oferecer o biberon com o meu leite… a ver se os finais de dia melhoram .

    Reply
    • Enf Andreia

      Olá Maria! Muito obrigada pela sua partilha! Que bom ver que segue o blog com atenção :)
      Com 5 semanas é normal que peça muita maminha e se tiver cólicas ainda vai pedir mais que acaba por ser para pedir conforto e miminho materno. Está a aumentar bem de peso? Sim, não fique ansiosa se vir que sai pouco leitinho com a bomba. A extração com a bomba não equivale ao leitinho que a maminha tem. A mama está sempre a produzir, é como que uma fábrica :) Alguma questão disponha. Um beijinho

      Reply
      • Maria

        Olá
        sim está a aumentar bem de peso, o meu braço já se queixa do colinho :slight_smile:
        Posso sugerir/pedir um artigo sobre refluxo/bolçar nos bebés.
        Obrigada e beijinhos

        Reply
        • Enf Andreia

          Olá Maria. Pode claro e eu agradeço todas as vossas sugestões :) Vou pensar numa data para esse tema :)
          Um beijinho e muito obrigada pelo comentário!

          Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

× Podemos ajudar?