A cinesiterapia salvou o meu filho da infeção respiratória!

A cinesiterapia salvou o meu filho da infeção respiratória!

Fev 27, 2021

Hoje faz-me todo o sentido trazer-vos este tema tão importante: ginástica respiratória ou massagem respiratória, termos que científicamente traduzem a cinesiterapia respiratória.

Para vos ser sincera, reconheço inúmeros benefícios na cinesiterapia respiratória, nomeadamente o impacto positivo na prevenção da infeção respiratória:

Sabiam que a infeção respiratória é a principal causa de doença pediátrica em idade pré-escolar, traduzindo 8 a 11 episódios por ano em crianças até aos 6 anos de idade?

(Fórum das sociedades respiratórias internacionais, 2017)

A cinesiterapia respiratória é uma técnica que permite a mobilização de secreções com toda a eficácia, mostrando-se realmente um apoio incrível na prevenção da infeção respiratória e, claro, evitando reinternamentos hospitalares! Para desempenhar com perfeição e eficácia esta técnica, são necessários enfermeiros especialistas em reabilitação e/ou fisioterapeutas.

Quem conhece o meu projeto sabe o quão valorizo a minha profissão e a autonomia e impacto que conseguimos ter junto das famílias. O projeto @cinesitraquinas cruzou o meu caminho no momento certo 😍

Enfermeira Marisa Pereira e Enfermeiro Carlos Costa, projeto Cinesitraquinas

As redes sociais trazem muitas coisas boas e uma delas foi conhecer a Marisa e o Carlos, dois enfermeiros especialistas em reabilitação e mentores do projeto que chega a tantas famílias de forma presencial e/ou online, ajudando bebés e crianças diariamente.

Claro que tinham de ser eles a contribuir com o seu conhecimento e experiência para a realização de mais um artigo tão rico neste blog especial 😍 Vamos conhecer esta área tão especial e importante para os nossos bebés e famílias?

Porque motivo a ginástica ou massagem respiratória é importante?

A cinesiterapia respiratória, vulgarmente designada por “ginástica respiratória” ou “massagem respiratória”, consiste num conjunto de técnicas que visam melhorar a respiração do bebé, ao proporcionar a mobilização e a expulsão das secreções presentes no aparelho respiratório.
É uma técnica que pode ser realizada em qualquer idade mas que nas idades neonatal e pediátrica assume uma importância significativa dada a forte incidência de infeções respiratórias nestas idades, muito por culpa da imaturidade do sistema imunitário do bebé e da sua incapacidade em mobilizar/expulsar as secreções.

Existem sintomas para os quais devemos estar atentos?

Claro que sim!

  • Desde logo a TOSSE, mais ou menos persistente e/ou produtiva, é um sintoma a que devemos estar atentos desde o primeiro minuto;
  • A OBSTRUÇÃO NASAL (nariz tapado), com evidência de mais ou menos “ranhocas”, é outro sinal a que devemos estar atentos;
  • Com a ajuda das lavagens nasais, o tipo de “RANHOCA” presente deve merecer a melhor atenção: secreções mais ou menos espessas; transparentes, brancas, amarelas ou verdes; em grande ou pequena quantidade; devem ser aspetos a ter em conta;
  • Também os “BARULHOS RESPIRATÓRIOS” são de extrema importância: a farfalheira (com a sensação de “vibrações no peito” quando pegamos no bebé), a pieira (a que vulgarmente chamamos de “gatinhos”) ou os sons mais estridentes e mais audíveis designados por “roncos”, devem também eles merecer a nossa maior atenção. A presença destes barulhos indica a presença de secreções que deverão ser removidas com a cinesiterapia respiratória com a maior brevidade possível.
  • Existem ainda outros sinais igualmente importantes como a FALTA DE APETITE, VÓMITOS ALIMENTARES com a presença de SECREÇÕES NO VÓMITO (em maior ou menor quantidade), ALTERAÇÕES DO SONO, AUMENTO DA IRRITABILIDADE.

É aqui que os @CINESITRAQUINAS com a Cinesiterapia Respiratória deverão “entrar” e ajudar não só o bebê como também os seus papás, proporcionando o melhor conforto ao bebé ao melhorar a sua respiração, prevenindo também, com isso, as infeções respiratórias.

Quais os benefícios da cinesiterapia respiratória?

  • Permite a mobilização e expulsão das secreções;
  • Proporciona a permeabilidade das vias aéreas;
  • Promove a expansão dos pulmões, ajudando o bebé a respirar melhor; 
  • Optimiza técnicas e procedimentos executados pelos papás que promovam a drenagem das secreções com vista à manutenção da permeabilidade das vias aéreas, livres de secreções;
  • Melhora o sono do bebé e com isso o bem estar do bebé: respira, come e brinca melhor.

Qual o papel fundamental dos papás neste processo?

Enfermeira Marisa a fazer ensinos aos papás
  • Vigilância contínua da respiração (atendendo aos sinais de alerta);
  • Realização de lavagens nasais frequentes (mantendo o narizinho e vias aéreas permeáveis sem secreções);
  • Otimização dos espaços onde permaneçam com o bebé, nomeadamente, a climatização, o arejamento dos espaços e a desinfeção dos brinquedos. 

Os @cinesitraquinas procuram desde sempre ajudar os papás nesta árdua mas gratificante tarefa de prevenir as infeções respiratórias. A “prevenção” será sempre um conceito de extrema importância mas o “tratamento” é , também ele, um conceito que merecerá da nossa parte a maior atenção e para o qual desenvolveremos os maiores esforços, sempre com vista ao bem estar do bebé…e também dos papás 😍”

Por Marisa Pereira e Carlos Costa, enfermeiros especialistas em enfermagem de reabilitação

 

Obrigada Marisa e Carlos, obrigada Cinesitraquinas! Além de ser um projeto muito rico é um apoio incrível para os papás, não somente em técnicas mas também em tranquilização 😘

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

× Podemos ajudar?