Com a notícia de reabertura das creches no dia 18 de Maio, um conjunto de orientações foram definidas pela Direção Geral da Saúde. E com elas, a preocupação aumentada dos pais de bebés e crianças que, não tendo outra alternativa, tiveram de retornar à sua vida e colocar os filhos nas creches.
As recomendações mantém-se agora, para o novo ano letivo, depois de tantas creches terem fechado portas durante o mês de Agosto. Com elas, um conjunto de dúvidas e anseios dos pais, relacionados com:
- Impacto da utilização de máscara pelos funcionários das creches – Como vão as crianças lidar com esse facto? Como gerir o medo dos pequenos? Como serão garantidos os carinhos, o conforto e o mimo intrínseco à própria profissão de Educador?
- Como é possível garantir que as crianças não partilham brinquedos?
- Como separar crianças 2m e garantir que não se vão tocar?
- Se o bebé está habituado a dormir com determinado boneco, como fazer se a creche impossibilita que se levem brinquedos ou bonecos de casa para a creche?
- Haverão recursos humanos suficientes para garantir a manutenção das creches em caso de os funcionários das mesmas ficarem doentes?
Quais as recomendações da DGS para a abertura das creches?
Em termos de transporte?
- As creches que tiverem viaturas próprias ou contratem viaturas a empresas prestadoras do efeito em causa, terão de salvaguardar a aplicação das mesmas regras da DGS para os transportes públicos;
- As creches que não tenham salas específicas para guardar o ovo, não o poderão fazer, sendo que o cuidador que levar a criança à creche, terá de levar consigo o ovo e trazê-lo ao final do dia.
Em termos de instalações?
- Obrigatoriedade de área de isolamento para casos suspeitos de Covid-19, com circuitos próprios para o efeito;
- Proibido uso de ar condicionado e sistemas de refrigeração;
- Todos os espaços inutilizados deverão ser encerrados;
- Os espaços deverão ser frequentemente arejados, com abertura de portas e janelas;
- Garantir higiene rigorosa e frequente dos espaços;
- Berços/camas/colchões unipessoais e distanciados 2m entre crianças;
- Divisão de turmas, com turmas mais pequenas;
- Turmas fixas ao mesmo educador;
- Mesas de trabalho orientadas no mesmo sentido, ao invés do frequentemente adotado anteriormente pelas creches em U ou mesas redondas.
Para os pais?
- Não se recomenda a entrada dos pais nas creches, devendo estes entregar e receber os seus filhos do funcionário na entrada da creche (o funcionário recebe e entrega uma criança de cada vez).
Para os funcionários?
- Os funcionários fizeram testes ao Covid-19 antes de retomarem funções nas creches (com resultado negativo) e receberam formação relacionada com a pandemia e com a utilização segura dos Equipamentos de Proteção Individual;
- Têm de utilizar Equipamentos de Proteção Individual, com obrigatoriedade do uso de máscara;
- Trabalhadores doentes terão de ser substituídos, devendo a direção das creches garantir funcionários para os substituir.
Para as crianças?
- Deve ser mantido espaçamento de 2m entre crianças;
- O material didático não deve ser partilhado pelas crianças;
- Deve haver distanciamento entre as crianças nos momentos de pausa / refeição;
- Os brinquedos pessoais deverão ficar em casa;
- O calçado a utilizar pela criança na creche, deve ser exclusivo da creche.
Como está a ser no nosso caso?
Depois do João Maria ter iniciado a creche em Julho, o meu coração acalmou ao perceber todos os cuidados dos profissionais e todas as regras das instalações. A creche fechou em Agosto. Foi 1 mês de ausência e amanhã é dia de retomar. Sinto-me mais aliviada agora do que em Julho. E sei que não há outra alternativa. Preciso, eu e o pai, de trabalhar. O nosso filho tem de ir e vamos confiar, como até aqui…
Como está a ser no vosso caso?
Consultar documento «Medidas preventivas em creches» da DGS, que se mantém em vigor para o novo ano letivo.
0 Comments