Lancheira das crianças para ir à praia – 3 snacks saudáveis do Chef

Lancheira das crianças para ir à praia – 3 snacks saudáveis do Chef

Jun 21, 2020

O Verão começa hoje! E, com ele, as férias de muitas famílias. Férias, para muitos, é sinónimo de almoços e/ou jantares fora. Todo o ano a cozinhar, é nesta altura que mulheres e homens procuram o descanso daquela zona da casa onde passam tanto tempo: a cozinha :)

Nesta altura de pandemia, trocaram-nos as voltas!

É possível, claro, o acesso aos restaurantes. Mas também é sabido que a maioria das famílias continua a não levar as crianças, numa altura destas, para estes sítios onde o risco continua a ser aumentado. Isso faz com que este ano tenhamos de nos adaptar.

Hoje, o blog SOSMAMA quer ajudar-vos a evitar as comidas pré-feitas de supermercado, os processados ou o take-away durante as férias :) Não significa que não o façam uma ou outra vez. Mas acredito que, depois de verem as receitas e o quão são práticas de fazer, vão querer replicar e oferecer opções saudáveis aos vossos filhos :)

Este artigo foi pensado em conjunto com o Chef Luís Jesus. Já todos o conhecem pela sua criatividade na confeção e, sobretudo, pela capacidade que tem de facilmente me ajudar com receitas práticas e saudáveis para crianças e adultos :)

Como organizar a lancheira das crianças para as idas à praia/piscina?

Já todos sabemos os malefícios do sol para bebés e crianças, sobretudo em termos de queimadura e risco aumentado de desidratação (ver artigo «Desidratação em Pediatria»). Por esse motivo, aconselha-se que bebés e crianças não estejam ao sol nas horas de maior calor (entre as 11 e as 16h).

Como tal, não posso deixar de salientar que estas receitas podem ser utilizadas como pequenos lanches na praia/piscina ou mesmo como almoço para a família na casa de férias.

Até 1 ano de idade parece-me que é mais fácil garantir o saudável na oferta ao bebé.

A lancheira do João Maria (está na praia/piscina até cerca das 11h e regressamos por volta das 17h), habitualmente contempla:

  • 2 couvetes de gelo;
  • 1 iogurte;
  • Fruta;
  • Por vezes, no período da tarde, 1 papa caseira fresca, feita com quinoa e fruta ou com aveia e fruta, por exemplo (trago-vos esta semana receitas de papas frescas para levarem para a praia/piscina e que têm menor risco de se estragarem com o calor);
  • Água.

A partir de 1 ano de idade, as crianças podem comer as nossas refeições (não esquecendo que devemos manter todos os cuidados na proporção de sal e na oferta de açúcar).

Aconselho a que faça sempre parte da lista de compras das férias:

  • Iogurtes;
  • Fruta;
  • Legumes;
  • Gelatina (se levada com couvetes de gelo, não perde a sua consistência em 2 a 3h na lancheira);
  • Pão;
  • Queijo (uma excelente opção são os babybel)
  • Água.

Evitando comprar processados que, além de ricos em gorduras pouco saudáveis e em açúcares, aumentam o risco de desidratação na criança.

O Chef Luís Jesus ajuda-nos com três receitas de snacks muito práticos e saudáveis:

1. Pizza de Forma

Para crianças a partir de 1 ano.

Clica aqui para acederes à receita

2. Panadinhos de peixe em mel e iogurte

Para crianças a partir de 1 ano (se não colocarem mel, que idealmente deve ser dado a partir dos 2 anos)


Clica na imagem para acederes à receita

3. Wrap de tirinhas de frango

Para crianças a partir de 1 ano


Clica na imagem para acederes à receita

Luís Jesus, 30 anos, natural de Azambuja, com curso de pastelaria/cozinha desde 2008, pasteleiro chef numa gama conhecida de hoteis a nível nacional, Sushiman em restaurantes da área e Chef executivo de cozinha em vários restaurantes de Norte a Sul do país. Conhecido pela sua humildade e profissionalismo, contemplados em receitas maravilhosas que nos apresenta em diversas ocasiões, nomeadamente nas revistas Teleculinária.

E por aí, já começaram a planear as férias com crianças? Como pensam fazer relativamente às refeições dos pequenos?

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

× Podemos ajudar?