O emocionante reencontro familiar pós-covid – cuidados a ter

O emocionante reencontro familiar pós-covid – cuidados a ter

Jun 8, 2020

Ontém foi um dia especial. Ainda não vos tinha contado, mas a minha irmã vive a cerca de 300km de mim. Com esta pandemia, não nos víamos desde Janeiro, altura em que fui conhecer a minha sobrinha mais nova que tem agora 5 mesinhos.

As saudades já eram imensas. Não dava para aguentar mais.

Com o desconfinamento e sabendo que somos pessoas conscientes e cuidadosas, resolvemos arriscar e combinar um encontro. Como a minha casa tem uma zona exterior agradável, com mesa e cadeiras, decidimos fazer aqui um churrasco e almoçar todos juntos, com os devidos cuidados. Somos 4 adultos, 1 criança e 2 bebés.

Andava há dois dias com um aperto no peito por saber que a minha irmã, o meu cunhado e as duas meninas vinham cá a casa. Finalmente! As saudades e a ansiedade do momento levaram-me a desejar tanto este dia, que não quis de todo perder momento algum :) E foi maravilhoso! Muitas lágrimas, sorrisos, gargalhadas. Acreditam que me senti otimamente e olhei “profundamente” para pormenores que antes não valorizava tanto?

Quando decidimos juntar-nos, sabíamos que jamais poderíamos proibir as crianças de brincar! Seria desumano fazê-lo! Claro que sabíamos o quão todos temos sido cuidadosos, mas não há como prevêr se algum de nós é ou não portador do vírus. E por maiores que sejam os cuidados, o risco está sempre presente!

Tinha de partilhar convosco, porque sei que MUITOS DE VÓS ESTIVERAM TAMBÉM OU ESTARÃO BREVEMENTE NESTA SITUAÇÃO. Muitos de vós sentem também este friozinho na barriga por saberem que se aproxima o momento de verem quem mais amam. Mesmo que não nos possamos tocar, que tenhamos de ser mais cautelosos, mais cuidadosos. Pelo bem de todos, por todos nós! Mas simplesmente ver quem amamos dá-nos logo outra força. E para quem está longe como eu, parece que ainda tem mais valor :)

Também sentem que valorizamos hoje coisas que antes não dávamos tanto valor?

Que cuidados ter em conta, nesta altura pandémica, num almoço de família?

  • Ter em todas as habitações gel desinfetante;
  • Se alguém tiver sintomatologia compatível com Covid-19 não marcar presença nestes convívios / alterar a data;
  • Manter medidas de higienização das mãos frequentemente;
  • Se alguém espirrar ou tossir, fazê-lo para o antebraço e higienizar posteriormente as mãos;
  • Manter o distanciamento social, de pelo menos 1 m;
  • Preferir locais mais arejados e espaçosos;
  • Não beijar ou acariciar bebés e crianças.

Procurar cumprir as recomendações – não nos esqueçamos que PODEMOS SER PORTADORES DO VÍRUS, NÃO TER SINTOMAS E SER VEÍCULOS DE TRANSMISSÃO!

E por aí, como tem sido esta gestão? Já viram as pessoas que mais amam? Como foram esses reencontros?

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

× Podemos ajudar?