«Nutrição pediátrica: vamos voltar à rotina?» com a nutricionista Inês Moreira

«Nutrição pediátrica: vamos voltar à rotina?» com a nutricionista Inês Moreira

Mai 13, 2020

O segundo encontro com a nutricionista Inês Moreira voltou a marcar pela positiva os nossos Domingos. Um tema preocupante para a maioria de nós/vós, com muita participação da plateia, o que nos dá um ânimo especial :)

Principais temas abordados e questões dos pais

ENTRADA NA CRECHE

– Dia 18 inicia-se um novo capítulo, desta vez nas creches. A DGS implementou um conjunto de regras a serem cumpridas pela direção de cada creche/infantário, algumas das quais difíceis de implementar, conforme opinião geral.

Falamos do distanciamento de 2m entre crianças, da desinfeção de brinquedos entre crianças ou da proibição da partilha de alimentos entre crianças.

LOGÍSTICA NUTRICIONAL e ALIMENTAÇÃO DE CASA

– A nutricionista Inês explicou que, nas creches/infantários onde trabalha será sempre feita a tentativa de TODAS as refeições serem confecionadas na creche ou por empresa destacada para o efeito, guardando-se os alimentos preparados pelos pais e levados para a creche, para os casos excecionais em que será OBRIGATÓRIO documento passado pelo médico para o efeito.

GESTÃO SEMANAL E GARANTIA DAS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DAS CRIANÇAS

– A confeção de alimentos em casa torna-se de difícil gestão, quando os dois elementos do casal estão a trabalhar. Por esse motivo, sugerimos a implementação, por cada um de nós/vós, de ementas semanais quer para os pais, quer para as crianças, de forma a planearem adequadamente os alimentos a oferecer à criança.

– Desta forma, garante-se o aporte adequado dos nutrientes essenciais ao desenvolvimento da criança, bem como poupa-se tempo na cozinha na confeção dos cozinhados.

QUEM DESEJAR O PLANO FAMILIAR E A LISTA PORMENORIZADA DE ARTIGOS QUE A NUTRICIONISTA INÊS FALOU NO DIRETO, basta SEGUIR AS CONTAS @sosmamapt e @ines_nutri_bastaquerer e ENVIAR MENSAGEM PRIVADA PARA UMA DAS CONTAS COM O E-MAIL :)

POUPANÇA ECONÓMICA

Falei-vos deste tema no artigo «Como aliar hábitos saudáveis a poupança económica» e no direto voltámos a falar disso. Organizar uma ementa permite gastar o que existe na despensa (muitas vezes a passar prazos de validade) e permite que façamos uma lista de compras com o indispensável para a semana que se avizinha, poupando idas ao supermercado e, claro, dinheiro.

Encontramo-nos dentro de 2 semanas? Até lá! :)

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

× Podemos ajudar?