«Hábitos saudáveis no pós-parto: Exercício físico» com a PT Anabela Santos

«Hábitos saudáveis no pós-parto: Exercício físico» com a PT Anabela Santos

Mai 8, 2020

Depois de ser questionada por várias recém-mamas acerca dos cuidados no pós-parto com vista a atingir o peso ideal, pareceu-me prudente pedir apoio a um profissional da área do desporto. Afinal de contas, sou enfermeira, não sou instrutora :) A única coisa que posso transmitir é a minha vivência e experiência pessoal, mas isso não chega, pois cada pessoa tem a sua especificidade, algo que influencia claramente o desempenho na atividade física e os resultados.

A Anabela, formada em desporto, instrutora em ginásio e PT individual e grupal, pareceu-me a pessoa certa. Além de excelente profissional, tem uma humildade fora de série e já conseguiu comigo resultados excelentes nestes últimos anos :)

PROJETO «TREINOS PARA MIM»

O nosso direto começou com a apresentação do mais recente projeto da Anabela. O projeto @treinosparamim visa o planeamento e projeção lowcost de um treino personalizado para cada aluna, mediante uma criteriosa avaliação pela instrutora. No final do treino delineado em papel, a PT exemplifica através de vídeo cada exercício, de forma a evitar erros de execução e potenciais problemas na aluna. Este plano, além de lowcost tem a vantagem de poder ser realizado por cada aluna no horário que for mais benéfico para si, mediante a sua disponibilidade. Excelente para recém-mamãs, em que as 24h passam num instante entre fraldas e maminhas ;)

COMO MOTIVAR UMA RECÉM-MAMÃ À PRÁTICA DESPORTIVA?

Por ser tudo uma correria na fase inicial da maternidade com um recém-nascido, pedi à Anabela que nos explicasse como é possível motivar uma recém-mamã a treinar:

– respondeu-me de imediato que só é possível incentivar uma recém-mamã a treinar mediante AUTORIZAÇÃO MÉDICA para o efeito. Claramente que alguém que já treinava antes e durante a gravidez mais rapidamente conseguirá retomar à sua atividade; o tipo de parto também influenciará o início dos treinos. Uma coisa é certa: o exercício físico é o principal aliado na perda de peso;

– juntamente com uma alimentação equilibrada, permite mais rapidamente atingir o peso ideal (aqui recomenda-se o aconselhamento com profissional da área da nutrição, que melhor estudará a situação individual de cada mulher);

– sem projeção possível do timming em que a perda de peso ocorrerá, garantidamente haverá perda de volume corporal e, com o tempo, foco e determinação, atingimento de objetivos pessoais;

não são somente pessoas magras que treinam. Pelo contrário! Há uma quantidade aumentada de pessoas com mais peso a treinar, pois o exercício físico engloba um sem fim de benefícios, entre eles a melhoria do astral, do humor, da disponibilidade emocional e da auto-estima;

o PT permite um treino personalizado, com atenção redobrada aos potenciais erros de execução pela aluna, corrigindo-os;

o PT, sendo personalizado, tem atenção redobrada e conhecimento referente a complicações da gravidez, como é o caso da diástase abdominal. Em caso de dúvida, saberá sempre o profissional a quem referenciar a aluna, de forma a ajudar na recuperação;

o PT tem como vantagem ainda a possibilidade de selecionar um conjunto de exercícios do agrado da aluna e que, ao mesmo tempo, vão ao encontro das suas necessidades físicas para o momento.

O final do direto foi dedicado a responder a questões vossas, nomeadamente no que diz respeito ao aconselhamento ou não de Pilates no pós-parto. A PT Anabela refere que o Pilates deve ser realizado com vigilância de profissional da área, pelo risco de lesões específicas quando realizado sem orientação.

Questionaram ainda relativamente aos exercícios hipopressivos no pós-parto: a PT referiu haver um risco aumentado de défice de oxigénio a chegar às células, com consequente sensação de mau estar e tonturas em muitos atletas que julgam saber realizar estes exercícios. Aconselha, pois, realização destes exercícios na presença de instrutor antes de ser feita tentativa de realização em domicílio, para que sejam explicados e corrigidos os potenciais erros.

Contamos convosco para novos encontros como este :) Deixem nos comentários questões que tenham ou temas relacionados com o exercício físico que gostassem de ver abordados num futuro direto.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

× Podemos ajudar?