O desconforto dos primeiros dentes

O desconforto dos primeiros dentes

Abr 27, 2020

Os primeiros dentes! Todas as mamãs e papás que já passaram por esta fase nos seus filhos têm alguma história para contar! Desde cedo o bebé pode manifestar desconforto associado à mucosa oral o que, por si só não significa que o primeiro dente vá romper no dia ou na semana seguinte. Contudo, há sintomas característicos e indicadores que o primeiro dente está próximo.

Quando é frequente o nascimento dos primeiros dentes?

Entre os 6 e os 7 meses de idade, verifica-se o nascimento dos primeiros dentes na maioria dos bebés. Claro que há bebés cujos dentes nascem antes, outros nascem depois. É natural, cada bebé tem o seu tempo para tudo! Não nos alarmemos com a história do filho da vizinha que aos 3 meses já tinha um dente e o nosso filho tem 8 meses e ainda não tem nenhum! ;)

Quais os principais sintomas?

– O bebé tende a ficar mais rabujento, com mais necessidade de mimo;

Gengivas avermelhadas;

– Tem necessidade de “friccionar” as gengivas;

– Aumento da salivação;

Diminuição do apetite;

– Expressa desconforto e, com isso, pode alterar o ritmo de sono que já tinha bem estabelecido;

– Pode notar-se alteração nas características das fezes, com aumento da quantidade de dejeções e alteração da consistência das fezes.

Em caso de diarreia com ou sem vómitos, é importante estar atento a sinais de desidratação e manter hidratação do bebé (consultar artigo «Diarreia no bebé: sinais de alarme»);

– A febre pode surgir, mas habitualmente se surgir febre esta deve-se ao facto de, nesta fase o bebé ter o sistema imunitário mais enfraquecido, estando mais suscetível a vírus e bactérias.

Em caso da criança apresentar um ou mais sinais de alarme, ou febre por 5 dias consecutivos, aconselha-se o contacto com a linha S24 ou 112 e, eventualmente, ida à urgência hospitalar (consultar artigo «Febre: sinais de alarme»)

Como aliviar o desconforto?

Limpando a boca várias vezes ao dia com compressa humedecida em água fria;

Recorrer a MORDEDORES, usualmente vendidos em farmácias (preferir mordedores que se colocam no frigorífico e são oferecidos ao bebé frescos; ou mordedores constituídos por borracha natural e com tinta de grau alimentício, como é o caso da girafa Sophie);

Girafa Sophie à venda na Prénatal

– Recorrer a GEIS disponíveis em farmácias e apropriados para o efeito;

– Em caso de desconforto aumentado, com o bebé a mostrar-se inconsolável, sem conseguir descansar, aconselha-se a administração de PARACETAMOL, que com a sua ação analgésica, em cerca de 30 a 45 minutos proporciona alívio da sintomatologia do bebé.

Consultar artigo «Analgésicos e antipiréticos em pediatria»

Que cuidados ter com o primeiro dente?

Desde o surgimento do primeiro dente, a direção geral da saúde e a ordem dos médicos dentistas recomendam (consultar documento) a higienização do mesmo e, dos subsequentes, 2x ao dia, uma das quais ao deitar.

Dos 0 aos 3 anos (realizada pelos pais): pode utilizar-se uma compressa, uma dedeira ou uma escova macia de tamanho e adaptada ao efeito;

Dedeira, apropriada para higienização oral desde os 0 aos 3 anos pelos pais
À venda na Wells

Dos 3 aos 6 anos, progressivamente realizada pela criança, com supervisão de adulto.

No nosso caso em particular…

O João Maria desde cerca dos 2 meses e meio manifestava desconforto aumentado com a mucosa oral. Percebíamos que levava muito as mãos à boca e, mesmo sendo natural da fase de “descoberta do mundo pelas mãos” achávamos demasiado. Não nos enganámos. Aos 4 meses e dois dias nasceu o primeiro dente.

Duas noites antes, começou o descalabro na nossa casa ;) Nunca tinhamos tido uma noite em que o nosso filho acordasse de 2 em 2h a pedir conforto. Só pedia mama e eu dava. Começaram as dejeções menos pastosas em quantidade aumentada, mas sem diarreia. Claramente o bebé não estava bem. Na noite antes de nascer o “dito” dente, o bebé não acalmava entre as 2h e as 4h da madrugada. Já lhe tinha dado mama, colo, aconchego. Foi necessário e então eu dei-lhe Paracetamol xarope. Foi o único dia, até hoje que pelo desconforto dos dentes foi necessário dar Paracetamol. Já nasceram mais 3 dentes e o desconforto nunca mais foi igual ao primeiro. Ainda faltam muitos dentes, muita coisa pode vir ;)

Depois desse dente nascer e do desconforto tão grande que lhe estava a causar, comprei-lhe o primeiro gel e o primeiro mordedor na farmácia e, assim que encontrei à venda, comprei a girafa Sophie. Não me arrependo. Ele adora-a. Além de estimular os 5 sentidos do bebé, é composta por borracha natural e todas as partes do corpo da girafa vão facilmente e de forma segura à boca do bebé.

E por aí, como tem sido esta fase nos vossos bebés? Já nasceram os primeiros dentes? Que sintomas manifestaram?

9 Comments

  1. Sónia Rodrigues

    Obrigada pelo texto. Parece que vivi essa mesma história ontem, mas por acaso foi há 3 dias . O meu bebé está com 4 meses e meio e também põe tudo à boca há maia 2 meses. Põe dedos, mãos, mordedores (incluindo a pobre Sophie) e mais houvesse. Mas notei há umas semanas atrás que baba muito mais, não há babete que resista. 2 noites antes do 1o dentinho também lhe aconteceu o mesmo, foi a 1a noite em que nos custou mais acalmar o nosso bebé, chorava deitado, ao colo….só acalmou na nossa cama no meio de nós. 2 dias depois mordeu o papá! Nem queria acreditar que já tinha o seu 1o dentinho!

    Reply
    • admin

      Sónia, que boa partilha! Obrigada por ter vindo deixar o seu testemunho e boa sorte para as fases que aí vêm :) Cada bebé é um bebé, é um facto, mas há muitos sintomas semelhantes a todos. Que haja amor e carinho e tudo se supera não é? :)

      Reply
      • Sónia Rodrigues

        E entretanto nâo é que 4 dias depois do 1o dentinho, rompeu o 2o!

        Reply
        • Enf Andreia

          Sónia, que bom!! Sinais de crescimento :) Um beijinho e obrigada pela partilha :)

          Reply
  2. Claudia Amaral

    Por estas bandas, muita tendência a levar as mãozinhas à boca e roer a língua eheh aí há cerca de 1M +/-… Mas o que é facto é que dentinhos nem vê-los :)
    Tenho ideia que na I foi tardio o surgimento dos dentes e pouco ou nada problemático… ❤️❤️❤️

    Reply
  3. Tânia Abrigada

    A girafa sophie é mesmo uma amiga!
    Por aqui estamos na fase de muita salivação e as mãozinhas sempre na boca! Veremos como corre!

    Reply
    • admin

      É a melhor amiga da Clarinha tambénm ? <3 Rica menina!

      Reply
  4. Marta Santos

    Por aqui desde os 2 meses e meio que se baba imenso e leva as mãos á boca para ‘trincar’… Vamos ver quando chegam os dentinhos!!! ❤️

    Reply
    • admin

      Isso agora é uma incógnita :):) Um beijinho Marta obrigada por seguir a página!

      Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

× Podemos ajudar?